Como fazer feijão

0

Cozinhar feijão é uma coisa que nunca pensei que aconteceria na minha vida, mas tem dias que um feijãozinho faz falta, não é verdade?

Você pode comer na rua, pedir para alguém fazer e congelar, mas fazer o seu próprio feijão é uma independência e tanto!

Eu gosto de fazer feijão mulatinho (ou “carioquinha“, aquele meio marrom), acho ele mais gostoso! Mas você pode usar esta receita para cozinhar o feijão preto também ou qualquer outro tipo, é a mesma coisa!

As medidas que darei aqui são para 5 pessoas, para 4 dias. Se você vai comer tudo sozinho, vai durar quase um mês!

Receita de Feijão

Ingredientes:
1 kg de feijão
2 litros e meio de água
sal, alho e louro a gosto
linguiça e bacon a gosto (se desejar)

Modo de preparo:
Escolha o feijão (derrame em cima de uma mesa e vá separando as pedrinhas e feijões estranhos).

Lave o feijão escolhido (o bom, pelo amor de Deus né! O ruim vai pro lixo). Três vezes: lava, escorre, lava, escorre, lava escorre…

Encha a panela com 2,5 l de água e acrescente o feijão. Observe se não ultrapassou o limite indicado na panela de pressão. Se tiver passado, tire água até ficar na altura da linha.

Deixe cozinhar por 40 minutos – comece a contar o tempo quando o pino da panela começar a soltar vapor, o que indica que já tem pressão lá dentro. Após esse tempo, abra a panela e veja se cozinhou. Se o feijão não estiver cozido ainda e tiver pouca água, coloque mais água e volte para o fogo na pressão.

O cozimento depende do seu gosto. É você quem sabe se prefere ele mais cozido ou durinho.

Agora, respondendo a uma pergunta que foi feita aqui nos comentários e que um monte de gente curtiu (imagino, então, que também estejam querendo saber): não espere abrir a panela e encontrar a água incolor como quando você fechou a tampa. A água do cozimento fica escura por causa da cor do feijão. Se cada um daqueles vários grãos soltar um tiquitozinho de cor, a água vai ficar escura! Portanto, é normal que isso aconteça – assim como com outros alimentos.

Depois de cozido, você pode escolher se vai temperar tudo de uma vez ou não. Se for congelar o feijão, aconselho temperar quando for descongelar.

Se for temperar tudo, refogue o tempero (em fogo alto) em outra panela e passe o feijão para ela. Tempere com a tampa aberta para engrossar o caldo, se quiser.

Se for congelar, distribua o feijão pelas vasilhas. Divida em quantidades que você acha suficientes para cada refeição.

Na hora de descongelar, tire a vasilha do freezer 1 hora antes e refogue (fogo alto) o tempero antes de colocar o feijão na panela.

Não fique socando o feijão para ele se soltar, senão os caroços vão se romper e vai ficar aquele monte de casca solta, horrível! Em vez disso, coloque um pouco de água junto, que ele vai terminando de descongelar, ou então coloque um minutinho no microondas. Se achar que está “aguado”, continue cozinhando com a panela aberta, até engrossar o quanto você achar necessário.

Pronto, não tem erro!

O tempero é uma coisa que você vai acertando aos poucos… O pessoal que entende de feijão pode comentar aqui e dar umas dicas, seria legal!

Outra coisa: se quiser, você pode cozinhar em panela normal (sem pressão). O que acontece é que o tempo de cozimento é umas três vezes maior e você tem que ficar reabastecendo a panela com água para ela não secar e o feijão não virar carvão.

Para um almoço daqueles bem caseiros, recomendo que acompanhe seu feijão com arroz, bife, farofa e batata frita! Hummmm!! Que delicia.

Bom apetite!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here