Como fazer arroz

0

Cozinhar uma grande panela de arroz para o jantar é uma das primeiras lições que muitos de nós aprendemos na cozinha. É um processo fácil e simples que pode, contudo, ser até um prato principal, se você souber como fazer arroz que fique delicioso. Quer saber mais? Confira a seguir.

Se você faz o arroz com frequência começa a fazer sentido você obter uma panela somente dele para a sua cozinha. Comece apenas fazendo o arroz no fogão, e atualize-se a partir daí.

Para fazer o arroz, você deve utilizar uma proporção de 1/ 2 xícara de arroz para dois copos de água. Você pode medir uma xícara e meia de arroz cru por pessoa e dimensionar essa proporção para mais ou para menos, dependendo de para quantas pessoas você está cozinhando.

Como fazer arroz simples

1. Leve a água para ferver em uma panela pequena;

2. Quando a água começar a ferver, junte o arroz, o sal e manteiga (se estiver usando), e torne a ferver em fogo brando;

3. Tampe a panela e diminua um pouco o fogo. Verificando o arroz cerca de 20 minutos se for arroz branco, e 30 minutos de for arroz integral;

4. Desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, retire a tampa coloque no arroz uma colher ou um garfo. Deixe descansar por alguns momentos para “secar” e perder a textura de “vapor molhado”.

Como cozinhar o arroz no fogão

Ingredientes:

  • Uma xícara de grão de arroz – branco ou marrom;
  • 2 Xícaras de água;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de manteiga ou óleo (opcional);

Como Fazer

Lave o arroz: É uma boa prática lavar o arroz em uma peneira antes de cozinhar. Isto não é estritamente necessário, mas vai enxaguar qualquer amido com pó na superfície do arroz, juntamente com qualquer sobra de joio, ou partículas de sujeira.

Meça o arroz e a água: Para uma grande quantidade de arroz, utilize uma proporção de 1/2 de uma xícara de arroz para dois copos de água. Meça meia xícara de arroz cru por pessoa e dimensione essa proporção para mais ou para menos, dependendo de para quantas pessoas você está cozinhando. Algumas variedades de arroz vão precisar de um pouco menos ou um pouco mais de água enquanto cozinha, de modo que é bom verificar a embalagem para obter instruções específicas.

Leve a água para ferver: Leve a água para ferver em uma panela pequena. O arroz costuma se expandir, então use uma panela grande o suficiente para que possa caber toda a quantidade. A panela de 2 litros de uma a duas xícaras de arroz cru é um bom tamanho para medir.

Adicione o arroz: Quando a água começar a ferver, junte o arroz, o sal e a manteiga (se estiver usando), e a traga para ferver em fogo brando.

Cubra e cozinhe: Tampe a panela e diminua um pouco o fogo. Não retire a tampa enquanto o arroz estiver cozinhando, pois isso permite que o vapor saia e afete o tempo de cozimento.

Comece verificando o arroz por cerca de 18 minutos se for o arroz branco e 30 minutos para arroz integral. Quando terminar, o arroz estrará firme, mas suave, e não mais crocante. Sua consistência não deve ser pastosa. Se ainda houver água deixada na panela quando o arroz estiver pronto, incline a frigideira para retirá-la.

Desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos, coberto.

Retire a tampa e mexa o arroz com uma colher ou um garfo, deixando-o descansar por alguns momentos para “secar” e perder essa textura de vapor molhado.

Sirva o arroz: o arroz restante mantenha na geladeira por vários dias, para que possa fazer algo extra com ele para servir mais tarde, como bolinho de arroz, por exemplo.

Como cozinhar arroz perfeitamente

Aprenda a fazer arroz que fofo e macio.

É aparentemente a tarefa de cozinha mais básica, no entanto, ainda atormenta muitos cozinheiros talentosos: fazer um pote perfeito de um básico Arroz Branco, com cada grão distinto que não fique pegajoso.

Não é impossível, no entanto, se você sabe alguns segredos, por exemplo: Usar a quantidade certa de água, a temperatura morna, uma tampa de panela apertada, e um período de repouso pós-cozimento. Cuidado para não pular a etapa descansar no final; como o arroz fica fora do calor, a umidade pode redistribuir-se para uma textura mais uniforme.

Primeiro Passo: Lavar e (talvez) mergulhar o Arroz

Alguns recomendam lavar o arroz em algumas mudanças de água fria. Há duas razões para enxaguar: A lavagem remove o amido solto, fazendo com que o arroz fique menos pegajoso.

Para a maioria das refeições diárias, você pode obter bons resultados sem a imersão do seu arroz. Se estiver usando o arroz mais velho, mergulhe-o por cerca de 30 minutos, o que torna os grãos menos frágeis e propensos à ruptura.

A imersão também é tradicional para o arroz basmati, uma vez que o ajuda a expandir-se para o comprimento máximo. De qualquer maneira, não se esqueça de drenar o arroz completamente ou você estará usando mais água para cozinhar do que se deve.

Agora que você já sabe como fazer um bom arroz, prepare um prato bem delicioso, e o sirva para seus familiares ou convidados.

Veja também: Como fazer feijão

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here